Início > Uncategorized > Novo CD de Maria Rita pode começar a ser gravado em Junho

Novo CD de Maria Rita pode começar a ser gravado em Junho

Músico esteve na gravação dos três discos da cantora, que faz show na cidade em junho

Fonte: EPTV.comLeandro Filippi

O pianista Tiago Costa (foto) já passou por todos continentes para tocar, mas a sensação de estar num palco em Campinas é diferente. “O sabor é de que é minha terra”, comenta durante conversa por telefone a reportagem do EPTV.com. Fácil entender o motivo: é campineiro e integrante da banda que acompanha Maria Rita, que faz show na cidade em junho (dia 3). É também o único músico remanescente da gravação do primeiro disco da cantora, que vendeu mais de um milhão de cópias: participou como pianista e arranjador do CD.

Para saber sobre o show da cantora na cidade, acesse o site oficial do evento

A rotina profissional de Costa passa pela disponibilidade de agenda: precisa lidar com uma média de oito shows mensais com a cantora paulistana e conseguir uma brecha para seu outro projeto, o quinteto Vento em Madeira. De 2002 até aqui, o único período que não trabalhou constantemente com Maria Rita foi durante a turnê do terceiro trabalho da cantora, “Samba Meu”. Foram dois anos e meio, até um convite para retomar a parceria em 2009: ela tinha apresentações marcadas em Portugal.

Assim foi e de lá voltou com a sensação de que a “empatia é muito forte”. Não é à toa: assumiu o piano durante a gravação dos três discos de Maria Rita, inclusive em “Samba Meu”, apesar de não ter participado dos shows. Prepara-se para o quarto trabalho conjunto, que deve começar a ser gravado em junho. “Estamos tocando 6 ou 7 novas músicas nas apresentações”, comenta. Algumas delas devem compor o novo CD da cantora e possivelmente serão tocadas em Campinas.

Tiago Costa cresceu no bairro Cidade Universitária, próximo de onde se formou no início da década de 1990: foi estudante do curso de música popular do Instituto de Artes da Unicamp. Foi para São Paulo em 1995. Admira Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Keith Jarret, Herbie Hancock e Cesar Camargo Mariano, pai de Maria Rita.

O campineiro, além de ter gravado com Maria Rita, esteve em estúdio com Chico Pinheiro, Renato Motha, Max de Castro, Trio Mocotó, Paula Lima, Sá, Rodrix & Guarabira, Jair Rodrigues, Bocato, Lea Freire, Mané Silveira, entre outros. Como arranjador, teve o trabalho executado pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Jazz Sinfônica, Orchestre National D’ile de France, Copenhagen University Big Band, Lenine, Edu Lobo, Zizi Possi, Luiz Melodia e Paulinho da Viola, e a lista segue.

Aproximação
O pianista já tocava com o irmão da cantora paulistana Pedro Mariano, e foi dessa conexão que conheceu Maria Rita e recebeu o convite de parceria. Ainda lembra bem dos primeiros shows que fizeram: o ano era 2002, na extinta casa de shows Supremo Musical, em São Paulo. As apresentações aconteciam toda segunda-feira. Começou a dar certo. “Já teve briga de tapa na bilheteria por causa de ingresso”, relembra Costa.

Dos pequenos shows para a gravação do primeiro disco não tardou: quando viram, já estava na Toca do Bandido, reconhecido estúdio no Rio de Janeiro. “Ela não sentia pressão nenhuma”, acredita o pianista campineiro. Isso porque, a expectativa em torno de Maria Rita tinha o peso de ser a única filha mulher de Elis Regina.

A agenda de Tiago Costa hoje está clara (e atribulada): show em Campinas com Maria Rita, turnê na Europa com a cantora e lançamento do disco de seu projeto paralelo, que acontece nesta sexta-feira (20) no Sesc Pompeia, em São Paulo. A apresentação em Campinas, comenta, é oportunidade de rever família e amigos. “É sempre bacana, tenho uma conexão emocional muito forte [com Campinas]”, diz.

Anúncios
  1. Hortência Melo
    27 de maio de 2011 às 2:58 am

    Isso muito nos alegra ..

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: