Início > Uncategorized > Revista Época: “O samba é uma grande paixão minha”

Revista Época: “O samba é uma grande paixão minha”

Fonte: Revista Época / Foto: O Globo

A cantora diz, em resposta aos leitores de ÉPOCA, que pensa em fazer um novo trabalho dedicado ao ritmo. Ela afirma que seu objetivo, ao gravar uma canção, é tocar a alma do público

https://i2.wp.com/e.glbimg.com/og/ed/f/300x400/2011/10/14/mariarita_globo.jpgQuem é
Maria Rita Camargo Mariano, 34 anos, está lançando seu quarto CD, Elo. É filha da cantora Elis Regina (1945-1982) e do pianista César Camargo Mariano. Mãe de Antônio, de 7 anos.

O que fez
Lançou seu primeiro trabalho em 2003. O álbum e a cantora foram premiados em três categorias do Grammy Latino, entre elas a de revelação do ano. Seu segundo trabalho foi produzido pelo cantor Lenine, em 2005. Nos últimos três anos, apresentou-se com a turnê do CD Samba Meu em diversas cidades do Brasil e do mundo.

O que faz
Está em turnê do CD Elo, na qual canta, além de canções inéditas, músicas como “Só de você”(Rita Lee), “Menino do Rio” (Caetano Veloso) e a “História de Lily Braun” (Chico Buarque e Edu Lobo). O show passa, no mês de outubro, por São Paulo (Projeto Sons da Nova, dia 19), Campo Grande (21) e Dourados (22).

Você esteve em contato com os autores ou com algum intérprete das músicas do Elo? A opinião deles influencia no modo como você grava as canções?
Nikole Lima, Campinas-SP

Maria Rita – Não. Quando eu entro em estúdio, eu fico muito mais reclusa do que normalmente sou. Fico bastante concentrada, focada no processo todo e também nas minhas sensações e intuições.

Como você escolhe seu repertório? O que uma canção precisa ter para que você decida gravá-la ou cantá-la em um show?
Paulo André Pelegrino – São Paulo/SP

Maria Rita – A canção precisa me tocar de alguma maneira. Seja a melodia, seja a letra, seja uma sensação, seja uma imagem. O objetivo é tocar a alma, e eu só posso fazer isso se eu estiver realmente envolvida com a canção.

Há alguma relação profissional (diga-se artística, do ponto de vista da concepção, arranjos, ideias) com o teu irmão, João Marcello, a quem dedica este novo trabalho?
Fredson Carneiro – Salvador/BA

Maria Rita – Não. O João Marcello respeita imensamente o meu processo artístico, sabe que tenho esse foco. A minha relação profissional com ele é intensa fora do estúdio, pensando decisões do dia a dia.

Você tem a intenção de lançar um segundo volume do CD Samba Meu?
Graziela Roberta Costa – Petrópolis – RJ

Maria Rita – Um Samba Meu – Vol II jamais gravaria. Parece que banalizaria o Samba Meu. Faria, sim, um novo disco de samba, afinal, sabe-se bem, é uma grande paixão minha.

Você já cantou ao lado de nomes como Gilberto Gil, Gal Costa, Pablo Milanés, Milton Nascimento, Dona Ivone Lara. Algum desses encontros a marcou mais? Com quem gostaria de fazer um dueto?
Amanda Costa Pereira – Natal/RN

Maria Rita – Todos são absurdamente emocionantes, cada um com seu momento, sua história. Seria como escolher um filho preferido! Porém, confesso que me surpreendi com Pablo Milanés, com a força dele, e com o grau de emoção que eu senti. Eu tremia horrores quando desci do palco. E senti que podia ir pro céu depois de ter cantado com Mercedes Sosa.

Gostaria de saber qual é a sua opinião e posição quanto aos sites, blogs, Twitter e afins que a galera cria em homenagem a você? Você os acompanha? Como é para você saber que uma pessoa se dedica (muitas vezes sem poder, ou às escondidas no serviço) a manter esses locais de informações on line sempre atualizados?
Janaina Maria Bueno – Socorro/SP

Maria Rita – Eu acho incrível. Mesmo. Não acompanho como eu gostaria, já que a demanda diária da pessoa física e jurídica é intensa! (risos). Essa dedicação me toca, principalmente por ser gratuita, ainda mais porque nunca tive essa relação com ídolo algum. Saber que minha arte toca o outro é a confirmação do dever cumprido.

Anúncios
  1. 21 de outubro de 2011 às 10:07 pm

    Maria Rita sempre segura e inteligente em suas respostas!!! Só uma artista completa pode ser assim! Ela é,incrivelmente,ímpar!!!ADORO!!!
    Cida Dantas.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: