Início > Uncategorized > Maria Rita – Lado B | Especial dia das Mães

Maria Rita – Lado B | Especial dia das Mães

Texto e Pesquisa: Wesley Mesquita/PMR

111

Na semana do dia das mães, a gente separou 14 canções que conhecemos na voz de Elis Regina, e que Maria Rita cantou como forma de homenagem, mas não foi no show Viva Elis/Redescobrir, e sim, em projetos paralelos ou ocasiões especiais. Prepare-se para se emocionar com grandes clássicos da MPB na voz de Maria Rita como “Na Batucada da Vida”, ”Atrás da Porta”, “Dois Pra Lá, Dois Pra Cá”, e até “Menino do Rio”.

Clique nas imagens para assistir as apresentações!

1) GRACIAS A LA VIDA 

Maria Rita _ por Portal Maria Rita (9)

Assista “Gracias a La Vida”, na delicada interpretação de Maria Rita com Mercedes Sosa, em agosto de 2009. A versão que conhecemos de Elis Regina está no clássico disco “Falso Brilhante” (1976)

2) CORCOVADO

Maria Rita _ por Portal Maria Rita (6)

Em março de 2008, acompanhada por Oscar Castro Neves e Roberto Menescal, Maria Rita cantou “Corcovado” no show “Bossa Nova – 50 Anos”, clássico registrado pela mãe no disco “Elis & Tom” (1974).  A única versão que tem na internet é um “dueto/montagem” de Maria Rita e Elis.

3) SAMBA DE AVIÃO

Maria Rita _ por Portal Maria Rita (11)

No mesmo especial “Bossa Nova – 50 Anos”, Maria Rita soltou a voz em “Samba do Avião”. Entre as versões de Elis, se destaca uma em inglês feita para uma TV Alemã, com direito a videoclipe. Assista a interpretação da Maria Rita ao vivo na Praia de Ipanema, RJ

4) AMOR ATÉ O FIM

Maria Rita _ por Portal Maria Rita (4)

Maria Rita participou do CD/DVD do Gilberto Gil e cantou “Amor Até o Fim” ao vivo com o compositor da faixa, gravada por Elis no disco de 1972. É amor até o fim mesmo!

5) O SOL NASCERÁ (A SORRIR)

Maria Rita _ por Portal Maria Rita (10)

Clássico nos shows de Maria Rita e Casuarina “O Sol Nascerá (A Sorrir)”, conhecemos a versão de Elis nos clássicos pot-pourri com Jair Rodrigues no Fino da Bossa.

6) ÁGUAS DE MARÇO

Maria Rita _ por Portal Maria Rita (3)

Uma das maiores apresentações da Maria Rita foi no Concertos Comunitários Zaffari, em dezembro de 2014 em Porto Alegre, cidade natal de Elis. Uma das faixas do concerto foi “Águas de Março”.

7) ESSA MULHER (VERSÃO DE ESTÚDIO)

Maria Rita _ por Portal Maria Rita (8)

Assista “Essa Mulher”, versão da Maria Rita para o especial Por Toda Minha Vida (TV Globo), docu-drama em homenagem à Elis.

8) BASTA DE CLAMARES INOCÊNCIA

Maria Rita _ por Portal Maria Rita (5)

Gravada por Elis no álbum “Essa Mulher”, Maria Rita a cantou em uma participação no Centenário de Cartola, no Rio de Janeiro (Canecão Petrobras) em outubro de 2008

9) DOIS PRA LÁ, DOIS PRA CÁ

Maria Rita _ por Portal Maria Rita (7)

Uma das músicas mais “sentidas” pelo público devido à ausência no repertório do show Viva Elis/Redescobrir foi “Dois Pra Lá, Dois Pra Cá”. Mas Maria Ritasurpreendeu a todos quando cantou no ano passado a faixa no especial “Globo de Ouro Palco Viva” do Canal VIVA e deu um banho de emoção nos fãs.

10) NA BAIXA DO SAPATEIRO

Maria Rita _ por Portal Maria Rita (12)

Maria Rita cantou essa faixa em uma única apresentação, acompanhada de Tiago Costa (piano) no 5º Prêmio Ary Barroso de Música, em Minas Gerais. Essa faixa é famosa pelos fãs de Elis pela épica e emocionante apresentação no Montreux Jazz Festival (1979), lançada em CD postumamente.

11) NA BATUCADA DA VIDA

Maria Rita _ por Portal Maria Rita (13)

Esse registro único também aconteceu em Minas, no 5º Prêmio Ary Barroso de Música. Maria Rita surpreendeu a todos ao cantar essa faixa do disco “Elis” (1974), mesmo álbum que contém “Travessia”, “Amor até o Fim” e outras músicas de grande sucesso de Elis, como “O Mestre Sala dos Mares”, etc.

12) MENINO DO RIO

Maria Rita _ por Portal Maria Rita (14)

Essa música está presente no CD “Elo” (2011) da Maria Rita, e foi cantada pela primeira vez por ela no “Improviso” no programa Som & Areia, do Multishow. No programa, ela brincou com a faixa falando da versão que Elis apresentou no show Trem Azul (1981) satirando Caetano Veloso. O momento também se eternizou anos depois, quando Maria Rita dividiu o palco com Baby do Brasil para cantar o sucesso.

13) MUCURIPE

Maria Rita _ por Portal Maria Rita (2)

Maria Rita cantou este sucesso de Belchior e Fagner gravado por Elis no disco “Elis” (1972) durante sua primeira apresentação do show “Redescobrir” em Fortaleza. Depois, no programa Altas Horas (TV Globo) especial sobre Elis Regina, Maria Rita cantou essa música ao lado de Fagner, e a levou a música ao show “voz e piano” em duas raras apresentações no Miranda, RJ.

14) ATRÁS DA PORTA

Maria Rita _ por Portal Maria Rita (1)

Na gravação do DVD “Redescobrir”, Maria Rita atendeu aos pedidos do público e improvisou “Atrás da Porta”. O registro ficou de fora da edição final, mas é eterno para quem vivenciou este momento.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: